Ar Condicionado Caseiro

Ar Condicionado Caseiro

Obs: Este artigo, originariamente, foi retirado do meu blog postado no dia 17 de Fevereiro de 2010: http://rwrobotica.wordpress.com que se encontra desativado.

Bom, esse verão realmente esta insuportável, já tinha em mente em montar um ar condicionado caseiro. Mas sempre deixava para o próximo verão, até que esse verão não deu mais. E como não tenho dinheiro para comprar um ar condicionado, o jeito foi se virar com a verba atual. Então resolvi pegar o projeto original que achei na internet. Se não me engano um americano que inventou esse ar caseiro. Mas o site dele não esta mais no ar. Pesquisando no Google, achei varias referencias. Bom, comprei 4,5 metros de tubo de cobre, uma bomba de aquário, uma caixa de isopor de 17 litros, lacres de plástico, 3 garrafas pet de 2 litros e tubo de plástico.

 

ventilador

Ventilador que comprei.

 

tubo de cobre

Note o tubo de cobre em forma de espiral.

 

bomba da agua

A bomba de aquário dentro da caixa de isopor.

 

conjunto

O conjunto completo! Notar as garrafas de 2 litros congeladas dentro do isopor.

No projeto original, a troca de água é feito por gravidade, ou seja, a agua resfriada sai de um recipiente e depois ao passar pelo tubo de cobre, é jogado para fora. Para não ter que ficar enchendo toda hora que acaba a água e ter que ficar pegando gelo, enchi com agua a garrafa pet e coloquei no freezer, assim evita-se o desperdício e ao inves da agua ser jogado fora quando passa pelo tubo de cobre, usei uma bomba de aguário para a agua ficar circulando. Ou seja, zero de desperdício!

Depois que chegou o ventilador, montei conforme as fotos acima, pelo teste que fiz, duas garrafas de 2 litros congeladas, duram uma media de 3 horas. Mas ate a agua voltar a temperatura normal, leva em media 4 a 5 horas para o ar parar de ser resfriada. Vou ver se colocando mais ou duas garrafas que no total daria 3 ou 4 garrafas na caixa de isopor leva quanto tempo para ser descongelado.
Mas realmente funciona! Detalhe que vai depender muito do seu quarto. O meu como é pequeno, então da para o gasto um ventilador de 30 cm de diâmetro. Se o seu quarto for maior, então terá que ter um ventilador maior, uma bomba de agua mais potente e assim vai…
Agora também pode-se aperfeiçoar o nosso brinquedo, colando um termômetro para caso a temperatura por exemplo ficar menor que 23 graus, desligar a bomba de aquário.  E por aí vai!

Se gostou deste artigo, visite outras seções, deixe a sua sugestão e siga-nos na nossa pagina no Facebook lá no canto superior direito… ;)
E receba gratuitamente as atualizações do site no seu email. Para isto, basta inserir o seu email no quadrado que se encontra acima, no canto direito “Receba as atualizações do site no seu e-mail”.

E se você é inventor, não deixe de ver o no nosso artigo sobre patente!
http://www.hobbynoticias.com.br/proteja-a-sua-invencao/

Observações:
Site com intuito de apenas informar.
Não nos responsabilizamos pela montagem, material, eficiência, funcionamento e etc do dispositivo.
É de inteira responsabilidade da pessoa a montagem do aparelho.
Caso seja menor de idade, peça para um responsável realizar a montagem.

37 comentários

  1. Gostei de seu site, oferecemos serviços automotivos para empresas. Obrigado.

  2. Quem falou aí que o sistema é fisicamente incorreto, falou bobagem. Claro que o ideal é que fosse um ventilador tipo sirocco, e não axial, mas o princípio está correto, é assim que funciona, a grosso modo, um sistema de refrigeração de termo-acumulação. Depois a água gelada vai para os fancoils dos respectivos ambientes.

  3. adicionar sal e alcool junto a agua e o gelo faz com que a temperatura diminua mais e tambem dure mais tempo..

  4. ola amigos eu estava pensando de fazer com uma geladeira adaptar um ventilador na porta da geladeira e depois fazer um furo na lateral para sair o ar gelado e claro que vc presisa de uma geladeira velha que esteja funcionando sera que daria certo

  5. Acho valido usar tubo de aluminio por ser mais barato. Pode-se tb usar a bomba de esguicho d’agua de carro q tem uma potencia maior.

  6. Olá, bem legal essa idéia! Montei o meu sistema com as suas instruções. Porém, coloquei a espiral na parte traseira do circulador de ar. Demorou um pouco para esfriar, e não esfriou tanto assim. Farei algumas modificações no projeto, na semana que vem, e postarei os resultados. Pretendo fazer o seguinte:

    - Uma espiral de fio de cobre sólido, ficará na parte interna do circulador, entre a hélice e a grade giratória
    - Em vez de usar pet de plástico com água congelada, usarei squeezes de alumínio com água congelada.
    - Tentei fazer com que um squeeze de alumínio levasse fluído de radiador. Fiz uns buracos na tampa de plástico, acoplei mangueiras, e a intenção era que esse sistema ficasse isolado da água que fica no isopor. Não deu certo porque minha bomba de aquário é muito fraca.

    Postarei os resultados. Abaixo, o vídeo do sistema:
    https://www.facebook.com/photo.php?v=10151946716061909

  7. poderiamos ter tambem um isopor com gelo e agua e amsi as garrafas de gelo isso pode durar mais tempo

  8. Hello! dcefbgc interesting dcefbgc site! I’m really like it! Very, very dcefbgc good!

  9. A ideia é interessate.

    Só uma sugestao para melhorar a refrigeracao: Arranquem de um ar condicionado que nao funciona mais a parte de frente dele, atraz da capa de plastico, a qual possui esse tubo de cobre juntamente com a chapa de alumínio que dissipa o calor. Outra sugestao é o radiador de um carro que possui a mesma construcao. Desta forma é certo que vai melhorar muito ;)

  10. Melhor ainda seria colocar 2 serpentinas de cobre, uma na frente e outra atras…
    Usando 2 bombas…
    Uma ideia mais valida também seria o uso de cerca de 3 a 4 dedos de agua no isopor e encher ele com garrafinhas de 600ml congeladas…
    Acho que com isso ele demoraria mais a descongelar

  11. acredito que uma mistura com alcool faz a temperatura ficar ainda menor.

    • A idéia do alcool funciona porém deve ser usado alcool isopropil, com medida de meio a meio com a água. consguindo uma temperatura de até -20 graus.

  12. Adorei a ideia, parabéns!
    Apenas uma pergunta: seria possível essa serpentina ser de alumínio? Pois é muito mais leve e talvez tenha a mesma eficiência!

  13. ñ funciona, ñ gela nada, é caro e apenas representa o metodo de resfriamento de ar de um equipamento industrial.

    • Pois é, há vários relatos de pessoas que dizem que não funcionou como aqueles que dizem que funcionou…só mesmo cada um montando o seu para saber…;)

  14. amigo, a bomba faz mto barulho? genial, sua invenção!

    • Olha, fazer até faz, mas lembro que na época, o ventilador fazia mais barulho do que a bomba, então praticamente não se escutava o funcionamento da bomba.

  15. Amigo, achei o máximo a sua ideia! Mas, se me permite um sugestão: se por acaso fizer dois furos no isopor bem na parte superior para passar as mangueiras e fio da bomba, e fechar a tampa do isopor não manteria mais tempo o sistema gelado … (desculpe mas não tive como acentuar a interrogação)

  16. Fechar o isopor e colocar mais gelo e menos agua sao excenciais. Acho q o uso de varias garrafas de 600 ml seriam mais interessantes q as de 2l. É uma possibilidade a ser testada…

  17. Fiz um ar condicionado desses, com base nas instruções de seu site.

    Postei um video no FaceBook demonstrando o resultado.

    https://www.facebook.com/photo.php?v=786331301394357&comment_id=8095190&offset=0&total_comments=28&notif_t=video_comment

    • Ficou muito bom hein?
      Vou colocar também na nossa pagina no Facebook para que, mais pessoas possam fazer o seu.
      Obrigado por compartilhar e colocar a fonte, ou seja, nosso site!
      E parabéns!

  18. Fisicamente incorreto. O ventilador puxa o ar e assopra pela frente, puxando assim, o ar quente que está no ambiente e assoprando na serpentina. Assim, além do aumento da temperatura na serpentina, fazendo com que a água esquente mais rápido, o ar não sai tão gelado assim. Se a serpentina fosse atrás da hélice, a mesma não sofreria isso, além de, o ar puxado, ser o ar frio dela.

    • Fisicamente nem poderia ser chamado de ar condicionado, visto que o funcionamento do mesmo não tem nada haver com um “ar condicionado”…rs
      Mas se você procurar na internet, verá milhões de configurações para este “ar condicionado caseiro”.
      Nesta configuração de colocar o tubo de cobre atrás também é valido pela sua própria explicação.
      Como eu disse no final do artigo, há inúmeras melhorias que podem ser pensadas.
      Os próprios internautas postaram no meu antigo blog inúmeras melhorias como colocar sal nas garrafas e etc. ;)

      • A ideia é realmente muito boa. Excelente, na verdade. Realmente não pode ser chamado de ar condicionado, mas na situação de calor atual, pode salvar até melhor. hahahaha
        Quanto ao sal, é bem válido. Também há a possibilidade do uso de álcool, junto ao sal. Bem como, jornal. Acho que um “combo” dos 3, conservaria extremamente a temperatura da água.

    • Cara, TANTO FAZ se a serpentina está atrás ou na frente… Em ambos os casos o ar quente entra em contato com a serpentina fria e troca calor com a mesma…

      Um ar condicionado comum retira energia de um lugar e o transfere para outo, no verão normalmente retira calor de dentro e coloca calor para fora de forma a esfriar o interior com a contra partida de esquentar o exterior.

      Nesse sistema a quantidade de calor que é possível de retirar do ambiente é diferença de energia (calor específico água x massa de água) da água em forma de gelo (0 graus) e a água a temperatura ambiente (25 a 30 graus). No momento em que existir equilíbrio térmico entre o ar ambiente e a água não existe mais potencial para refrigeração.

      • Certeza que tanto faz? Eu tenho essa dúvida, construí o meu protótipo com o tubo de cobre preso à grade traseira do circulador. Não senti muita diferença.

        Mas ficou algumas questões:
        - Em coolers de processadores, a ventoinha sopra contra o dissipador de cobre. Por que não o inverso?

        - Pesquisei vários designs na Internet, nenhum tinha esse design.

        - Como foi um trabalho infernal colocar essa espiral na grade traseira do circulador, vou fazer uma experiência: fazer uma nova espiral usando fio de cobre sólido de 2mm, e posicionar na frente da hélice e atrás da grade giratória. E alguns pontos de contato(usando partes do fio de cobre) entre essa espiral e o tubo de cobre. Vamos ver se melhora…

  19. Boa noite!!

    Vi seu post sobre ar cond caseiro, achei bem interessante e gostaria de receber mais fotos ou o passo a passo de como fazer, e tbm onde comprar esses materiais pra fazer..abraços

  20. Obrigado por colocar a fonte dos sites.
    Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

%d blogueiros gostam disto: